Teses, Dissertações e TCCs

Tese de Doutorado

Título: A Aritmética Escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946.
Orientando: Dr. David Antonio da Costa.
Orientador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1792

Título: Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura em matemática: um componente curricular em discussão.
Orientando: Dr. Iara Zimmer.
Orientador: Prof. Dra. Silvia Dias Alcântara Machado
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/178224


Dissertação de Mestrado

Título: Orientações da Reforma Orestes Guimarães para a Matemática na Escola Normal Catharinense.
Orientanda: Ms. Rosangela Kirst da Silveira.
Co-orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/130627

Título: Entre o ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos Grupos Escolares catarinenses (1910-1946).
Orientanda: Ms. Thuysa Schlichting de Souza.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1609

Título: Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna – SC (1911-1947).
Orientanda: Ms. Jacqueline Policarpo de Limas.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/17154737

Título: Os saberes matemáticos nas reformas educacionais do ensino primário em Santa Catarina (início do século XX).
Orientanda: Ms. Yohana Taise Hoffmann.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/177010

Título: Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970).
Orientanda: Ms. Alana Godoy Lacava.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175053

Título: Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil.
Orientanda: Ms. Cíntia Schneider
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/181816

Título: A matemática na formação do professor primário nos Institutos de Educação de Santa Catarina na década de 1930.
Orientanda: Ms. Carla Terezinha Botelho Torrez
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185723

Título: Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos.
Orientando: Ms. Cleber Schaefer Barbaresco
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em:  https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962

Título: Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina: 1892 a 1950.
Orientanda: Ms. Maiara Elis Lunkes
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212893

Título: Matemática para ensinar: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil nos anos de 1950 a 1980.
Orientanda: Ms. Janine Marques da Costa
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208334

Título: A aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em cadernos escolares do ensino primário (1950-1970).
Orientanda: Ms.  Anieli Joana de Godoi
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208283

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Título: Metodologias para o ensino de fração na escola primária presentes nas revistas pedagógicas do estado do Rio Grande do Sul.
Orientanda: Anieli Joana de Godoi.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175546

Título: Análise de artigo da Revista de Educação de Santa Catarina, 1937: uma contribuição para a história da metodologia de ensino de aritmética.
Orientanda: Janine Marques da Costa
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136406

Título: Análise do Livro Curso de Geometria de Timotheo Pereira no contexto da Escola Normal Catharinense na transição dos séculos XIX-XX.
Orientando: Fernando Soares.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122484

Título: Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX.
Orientando: Elídio Louzada  Gomes Júnior.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.
Disponível em:  https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189358

Título: Análise do livro Ver, Sentir, e Descobrir a Aritmética: um manual didático em tempos de Movimento de Matemática Moderna.
Orientanda: Crislaine Botelho Costa.
Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa.

Disponível em:  https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189363