Eventos

 
VI Congresso Iberoamericano  de História de la Educación Matemática
Quando: 24 a 26 de novembro de 2021
Sede Virtual: Venezuela

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XIX Seminário Temático Internacional: A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: história e perspectivas atuais

Quando: 20 a 22 de maio de 2021

Onde: Online

Ao completar 20 anos de existência do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática –  GHEMAT, muitas produções acerca da história do ensino de Matemática estão presentes no portfólio do grupo. Conta-se com representantes em vinte estados brasileiros, envolvendo uma articulação de grupos de pesquisa locais presentes em programas de pós-graduação de universidades públicas e privadas. Merecem destaque, como sistematizações de pesquisas realizadas pelo Grupo nos últimos anos, obras como as organizadas por Costa & Valente (2014); Pinto & Valente (2016); Mendes & Valente (2017); Rios et al. (2017) e Búrigo et al. (2018).  Boa parte desses volumes ateve-se ao ensino de matemática nos primeiros anos escolares, buscando estudar como historicamente foram sendo caraterizadas as matérias de ensino que envolvem saberes elementares matemáticos. Cálculo aritmético, Aritmética, Desenho, Trabalhos Manuais, Geometria Prática são exemplos de rubricas analisadas nessas obras, tendo em vista uma dimensão nacional, dada pela participação dos grupos que compõem o GHEMAT Brasil.

Em tempo recente, o GHEMAT vem se debruçando sobre a temática dos saberes profissionais da docência em uma perspectiva histórico-cultural, mobilizando novos referenciais teórico-metodológicos. Ao que tudo indica, por meio de levantamentos bibliográficos, tais referentes para a pesquisa ainda não foram mobilizados em estudos brasileiros. Como já é característica do Grupo trabalhar com projetos de âmbito coletivo, a proposta de investigação dos saberes profissionais foi submetida à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na modalidade projeto temático. O estudo, intitulado “A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, logrou aprovação e financiamento dessa Fundação

Em virtude da pandemia causada pelo CORONA Virus 19, desde a 18ª edição do Seminário Temático alteramos a modalidade de interação aderindo as tecnologias de comunicação. Para a 19a. edição, o evento ocorrerá na modalidade remota, à distância e permitirá mais um momento de encontro de vários grupos de pesquisas de cursos de pós-graduação, além de parceiros internacionais interessados na história da educação matemática. Teremos lives e discussões teóricas em sessões virtuais por meio de plataformas dedicadas a comunicação nesta modalidade.

A partir desta 19ª edição, as submissões de trabalhos serão administradas por uma plataforma OJS, viabilizando a publicação dos ANAIS de forma reunida em um único endereço virtual. Mais uma novidade em tempos de GHEMAT-Brasil.

O tema privilegiado para este seminário trata-se da pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática.

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V Congresso Iberoamericano  de História de la Educación Matemática
Quando: 12 a 15 de novembro de 2019
Local: Bogotá – Colombia

El Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática es un evento académico bianual, de carácter científico y tecnológico, que ha continuado la idea de consolidar una comunidad muy amplia y con diversidad de intereses. Es así como allí han convergido Historiadores, Educadores, Matemáticos, o una integración total o parcial de los anteriores, con la finalidad de divulgar resultados de investigación de alto impacto obtenidos por iniciativas institucionales o individuales de distintas universidades.

Los anteriores congresos: en 2011 en Covilhã (Portugal); en 2013, en Cancún (México); en 2015, en Belém do Pará (Brasil); y el último en el 2017, Murcia (España), han evidenciado una huella importante como escenario de divulgación científica. El interés sobre la Historia de la Educación Matemática se ha manifestado en estos años a través de diversos indicadores que han implicado socializar comisiones internacionales temáticas, formación y consolidación de grupos de trabajo y de investigación, seminarios, tesis de maestría y doctorado, lineas o mesas  temáticas en Educación Matemática, publicaciones de memorias, revistas de investigación, revistas específicas, libros especializados, o números especiales de revistas científicas indexadas.

En correspondencia con lo expuesto, el V Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática 2019 ha tenido a bien realizarse y centralizar su organización como sede en la Universidad Distrital Francisco José de Caldas (UDFJ de C) – en la Biblioteca Aduanilla de Paiba – los días  12 a 15 de noviembre en la ciudad de Bogotá, Colombia.

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XVIII Seminário Temático:
Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores
Quando: 18 a 20 de maio de 2020
Local: SESC Pantanal – MT

Ao completar 20 anos de existência do GHEMAT, muitas produções estão presentes no portfólio do grupo. O Grupo conta com representantes em vinte estados brasileiros, envolvendo uma articulação de grupos locais de pesquisa presentes em programas de pós-graduação de universidades públicas e privadas. Merecem destaque, como sistematizações de pesquisas realizadas pelo Grupo nos últimos anos, obras como as organizadas por Costa & Valente (2014); Pinto & Valente (2016); Mendes & Valente (2017); Rios et al. (2017) e Búrigo et al. (2018).  Boa parte desses volumes ateve-se ao ensino de matemática nos primeiros anos escolares, buscando estudar como historicamente foram sendo caraterizadas as matérias de ensino que envolvem saberes elementares matemáticos. Cálculo aritmético, Aritmética, Desenho, Trabalhos Manuais, Geometria Prática são exemplos de rubricas analisadas nessas obras, tendo em vista uma dimensão nacional, dada pela participação dos grupos que compõem o GHEMAT Brasil.

Em tempo recente, o GHEMAT vem se debruçando sobre a temática dos saberes profissionais da docência, mobilizando novos referenciais teórico-metodológicos. Ao que tudo indica, por meio de levantamentos bibliográficos, tais referentes para a pesquisa ainda não foram mobilizados em estudos brasileiros. Como já é característica desse Grupo trabalhar com projetos de âmbito coletivo, a proposta de investigação dos saberes profissionais foi submetida à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na modalidade projeto temático. O estudo, intitulado “A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, logrou aprovação e financiamento dessa Fundação

Na sua 18a. edição, o seminário temático intenta ampliar diálogos e discussões das produções nas diversas localidades do Brasil que analisam aspectos dos processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores que ensinam matemática no período 1890-1990, no Brasil. Valendo-se, sobretudo, de aparato teórico-metodológico no âmbito sócio-histórico, mobiliza-se a categoria expert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente e guindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/ou coordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anos escolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação.

E será no coração do pantanal matogrossense, mais um momento de encontro de vários grupos de pesquisas de cursos de pós-graduação, além de parceiros internacionais interessados na história da educação matemática.

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14th. ICME
Quando: 14 a 19 de julho de 2020
Local: Shanghai – China
 

ICME — International Congress on Mathematical Education

A major responsibility of ICMI is to plan for the quadrennial International Congress on Mathematical Education (ICME), held under the auspices of ICMI. This entails, for the ICMI Executive Committee (EC), choosing from among host country bids, appointing an International Programme Committee (IPC) to form the scientific programme and select presenters, and overseeing progress of the congress preparations. The IPC works independently from the Commission. However in order to ensure continuity with general ICMI principles, the ICMI EC normally has representatives on the IPC — in particular the President and Secretary-General of the Commission are ex officio members of the IPC —, one of whom is acting as a liaison officer with the Local Organising Committee of the congress.

The practical and financial organisation of an ICME is the independent responsibility of a Local Organising Committee, again under the observation of general ICMI guidelines. In other words, while it is not ICMI as such which is organizing an ICME, neither in terms of the scientific nor of the practical aspects of the Congress, all ICMEs are held under the Commission’s auspices and principles.

Starting with ICME-8, a special ICME Solidarity Fund, built by setting aside some 10% of the total amount collected through the registration fees, has provided grants in order to support and increase participation from less affluent regions of the world to the ICME congresses.

Launched in 1969 at the initiative of ICMI President Hans Freudenthal (1905-1990), the ICMEs have been held since then in leap years.

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XVI – Seminário Temático GHEMAT – Provas e exames

Local: Universidade Federal de Roraima – Campus Paricarana

A única capital brasileira situada completamente no hemisfério norte, Boa Vista, tem a honra de receber o XVI Seminário Temático do GHEMAT. Entre os dias 11, 12 e 13 de abril de 2018, o Seminário Temático, com última realização sediada em Pelotas-RS, conecta o sul ao norte do país, de um extremo a outro, do Chuí-RS ao Caburaí-RR. Desde 2006, as edições nacionais do evento, apoiados pelo CNPq, ou por meio da CAPES nos projetos de cooperação internacional, já realizados em Portugal (cinco edições) e na França (duas edições), proporcionam a divulgação da produção científica, de estudos avançados sobre a história da educação matemática no Brasil.

Dessa forma, o XVI Seminário Temático adentra o ambiente amazônico, no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima, em um momento de encontro de vários grupos de pesquisas de cursos de pós-graduação presentes em duas dezenas de estados brasileiros, além de parceiros internacionais interessados na história da educação matemática.

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8º Encontro Luso Brasileiro de História da Educação Matemática

Quando: 13 a 16 de Agosto de 2018.

Onde: Foz do Iguaçu – PR

O 8° Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática será um evento marcado pela junção da história e da contemporaneidade, onde seus participantes terão a oportunidade de desfrutar de belíssimos cenários naturais, além de diversas maravilhas tecnológicas e culturais.
Objetivos do evento:

• Incentivar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e portugueses que trabalham na área de História da Matemática.

• Divulgar e discutir as pesquisas realizadas em História da Matemática e/ou no âmbito das relações entre História, Epistemologia e Ensino de Matemática.

• Difundir a História da Matemática entre professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior e entre alunos de graduação e pós-graduação em Matemática, Educação Matemática, História das Ciências e áreas afins.

Cartaz: Download

 


IV ENAPHEM – “Formação de Professores: história, cultura e política”

Local: UFMS

Data: 14 a 17 de Novembro de 2018

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Eventos já realizados


XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Quando: 02 a 04 de Novembro de 2017.

Onde: Pelotas – RS

Apresentação

O EBRAPEM é um evento que reúne anualmente estudantes de programas de pós-graduação em Educação Matemática para discutir suas pesquisas (de Mestrado ou Doutorado) e promover a troca de experiências e conhecimentos entre os pós-graduandos, procurando contribuir para suas pesquisas através de debates entre estudantes e professores.
Para participar do EBRAPEM, o estudante precisa fazer o download dos templates do artigo e da carta do orientador, e o download da ficha de inscrição, preenchê-los, efetuar o pagamento da inscrição e enviar esses 4 arquivos (artigo, carta do orientador, ficha de inscrição e comprovante de pagamento) para o e-mail xxiebrapem2017@gmail.com.
O artigo deverá abordar, preferencialmente, a pesquisa que o pós-graduando está desenvolvendo ou já defendeu – no prazo de 12 meses que antecede o evento – e precisa conter de 8 a 12 páginas, além das demais formatações e regras estabelecidas no template. Esse artigo será apresentado pelo autor no Grupo de Discussão em que submeteu seu trabalho. A apresentação será oralmente e sem o uso de recursos tecnológicos.
Aqueles que não desejarem enviar trabalhos, poderão se inscrever como OUVINTE. Os ouvintes têm muito a contribuir para os debates e podem aprender muito também.

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Jornada Patrimônio Cultural e Tecnológico da Educação Profissional

Quando: o9 e 10 de Novembro de 2017.

Onde:  São Paulo – SP

Apresentação

A Jornada Patrimônio Cultural e Tecnológico da Educação Profissional: narrativas de currículos, da arquitetura escolar aos seus artefatos, promovida pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP) do Centro Paula Souza, será realizada na cidade de São Paulo/SP. Esta jornada reunirá professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores envolvidos com as memórias e história da educação profissional, buscando o intercâmbio científico e tecnológico entre as instituições de ensino e pesquisa. Durante a jornada serão apresentados estudos e pesquisas que tratam do patrimônio histórico educativo e do patrimônio cultural e tecnológico, gerados a partir de levantamentos e mapeamentos em acervos e centros de memória de escolas técnicas e faculdades de tecnologia, referentes a bens materiais e imateriais do patrimônio artístico, histórico e tecnológico, em diversos campos de saberes. A cultura escolar, a história do currículo, a história das disciplinas e a história da profissão docente são categorias de investigações empregadas nos projetos de estudos e pesquisas sobre a memória e a história da educação profissional e tecnológica, e a história oral como uma das metodologias para registrar as falas e transpô-las para a escrita com professores e ex-professores, funcionários e ex-alunos das unidades escolares, gerando fontes documentais. Esta jornada reunirá durante dois dias profissionais de diferentes áreas do conhecimento para discutir as interfaces entre patrimônio, trabalho e educação, gerando publicações de textos científicos para a preservação da memória e a salvaguarda do patrimônio cultural e tecnológico, visando a evolução e o aprimoramento da educação profissional e tecnológica.

Eixos temáticos

1. Currículos, disciplinas, práticas escolares e pedagógicas na história da educação profissional.
2. História oral sobre currículos, espaços e artefatos institucionais da educação profissional.
3. História da profissão docente: formação, currículo e cultura escolar

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IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática 

Quando: 14 a 27 de Novembro de 2017.

Onde: Múrcia – Espanha.

Apresentação

Convoca-se o IV Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, organizado pelo Centro de Estudos sobre a memória educativa da Universidade de Múrcia. Os três anteriores foram realizados em 2011 em Covilhã (Portugal), em 2013 em Cancún (México) e em 2015 em Belém do Pará (Brasil). No decurso dos mesmos se detectou um aumento dos estudos sobre a História da Educação Matemática na Ibero-América. O interesse sobre esta temática foi manifestado através de vários indicadores, tais como a participação em comissões internacionais, a formação e consolidação de grupos de trabalho e de investigação, a publicação de edições especiais sobre este assunto em revistas científicas, e até mesmo o aparecimento de revistas específicas..

O IV Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática tem os seguintes objectivos:

    1. Aprofundar o intercâmbio entre os investigadores da história da educação matemática na América Latina, Portugal e Espanha.
    2. Difundir as diferentes perspectivas, temas e metodologias seguidas até agora.
    3. Proporcionar a produção e divulgação de conhecimentos nesta área.
    4. Promover a formação de grupos de trabalho e da colaboração entre os já existentes.
    5. Analisar o estado atual deste campo de investigação em apogeu e o seu futuro.

Temas

A conferência inclui os seguintes tópicos:

    • Avanços na investigação em História da Educação Matemática (HEM)
    • Metodologías de Investigação em HEM
    • Centros de Estudo e Documentação: Experiências e organização
    • Fontes para o estudo do HEM: manuais e livros para professores e estudantes, notebooks, o trabalhos dos alunos, exames, material didático, ilustrações.
    • A profissionalização dos educadores matemáticos: formação, seleção e carreira docente
    • Ciência e docência. Do conhecimento científico ao conhecimento pedagógico: gênese da HME como disciplina e campo de investigação.

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