Projetos de Pesquisa


Projetos em Andamento


A circulação de estilo de pensamento dos Grupos de pesquisa de história da educação matemática

Descrição: A partir dos estudos da epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) serão mobilizados conceitos como, por exemplo, as genealogias de grupo, os estilos, círculos e coletivos de pensamento. Pretende-se responder como se formam os processos de criação, solidificação e ampliação dos Grupos de pesquisa de História da educação matemática, a luz da epistemologia de Fleck. Os grupos de pesquisa se constituem como uma rede de pesquisadores onde circulam diferentes estilos de pensamento, intracoletivos e intercoletivos. Busca-se identificar a sociogênese dos Grupos de pesquisa em História da educação matemática, analisar os estilos de pensamento dos Grupos de pesquisa, identificando os círculos esotéricos e exotéricos de pensamento em cada Grupo. A metodologia da pesquisa é de carater qualitativo, instrumentalizada pela análise documental, tendo como principais bases de dados o Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, e as produções dos Grupos de pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Situação: Em andamento


A matemática escolar nas Escolas de Aprendizes Artífices e no Liceu Industrial

Descrição: É no contexto posterior a proclamação da República que temos a criação das Escolas de Aprendizes Artífices a partir do Decreto nº 7566 de 23 de setembro de 1909, que representa um marco do ensino profissionalizante na rede federal. Este modelo de educação profissional veio atender ao surgimento de uma nova demanda do sistema produtivo, formando trabalhadores com uma qualificação técnica, e social, oferecendo oportunidade para as crianças, que aos olhos do governo eram vistas como desvalidas de sorte. A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina foi criada em 1º de setembro de 1910, um ano após do Decreto nº 7566 e teve sua sede em um prédio cedido pelo governo. Anos mais tarde, esta escola se intitula Liceu Industrial. Objetiva-se neste projeto analisar a ambiência do ensino de matemática nos cursos da Escola de Aprendizes Artífices e do Liceu Industrial de Santa Catarina a partir do seguinte questionamento: Quais saberes pedagógicos (para ensinar) e saberes matemáticos (a ensinar) estão prescritos na Escola de Aprendizes e Artífices e no Liceu Industrial de Santa Catarina? Motivado a responder estas questões de pesquisa, este projeto maior desdobra-se em subprojetos que privilegiarão diferentes fontes, a saber: A) documentos normativos, os relatórios do serviço de remodelação do ensino profissional, documentos de Consolidação entre outros. Nesses documentos priorizaremos a identificação dos saberes para ensinar, necessários para a construção dos conhecimentos pedagógicos para a prática docente, relacionados a expertise profissional; B) Da mesma forma, serão examinados livros didáticos que circularam pela EAA-SC e Liceu Industrial, onde investigaremos os saberes a ensinar, isto é, conteúdos de aritmética prescritos nos livros e associados as metodologias de ensino subjacentes. Esta pesquisa maior alinha-se ao campo da história da educação matemática, e se fundamentará em aportes teóricos de outros campos no qual a hem se vincula como da História, da História Cultural e História da Educação..

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Situação: Em andamento


Projetos Encerrados


Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos 1930-1960 no Brasil

Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo compreender quais as diferentes abordagens dos jogos para o ensino de aritmética nos manuais didáticos, no período de 1930 a 1960 no Brasil. Toma-se neste projeto a ambiência da chamada cultura escolar (VIÑAO FRAGO, 2007; JULIA, 2001) privilegiando os manuais pedagógicos como fonte de pesquisa apoiados nos estudos de Choppin (2002; 2004) além dos demais aportes da história cultural e da própria história da educação matemática. A priori toma-se como referência as categorizações de Albuquerque (1958) – fixação, motivação e recreação – como pano de fundo para início das análises.

Alunos envolvidos: Mestrado (1)

Situação: Encerrado


A matemática na formação do professor primário nos Institutos de Educação de Santa Catarina na década de 1930

Descrição: Os Institutos de Educação tornam-se modelos que provocam mudanças significativas na formação do professor primário realizada até então nas Escolas Normais, no período conhecido como Reforma Trindade, no estado de Santa Catarina. Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se configuram os saberes a ensinar e para ensinar matemática prescritos nos programas dos cursos de formação de professores primários nesses institutos, analisando-se os documentos oficiais da década de 1930. Para a discussão sobre a formação de professores primários, os saberes específicos para a profissão de ensinar e suas diferentes análises a respeito da organização desses saberes, tomaremos os estudos internacionais de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly que vem juntamente com o grupo de estudos ERHISE – Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação, da Universidade de Genebra, analisando a emergência das ciências da educação na Suíça, questionando notadamente sua relação com a formação de professores.

Alunos envolvidos: Mestrado: (1)

Situação: Encerrado

Dos exercícios práticos de ensino aos estágios supervisionados: os saberes para ensinar matemática: 1870-1970

Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar como o Estágio Supervisionado de Matemática se constituiu no estado de Santa Catarina a partir da implantação da Escola Normal até os anos de 1970, quando se extingue o modelo dos grupos escolares. O material de análise é constituído por fontes documentais, tais como leis, decretos, normas, reformas educacionais e programas de ensino, além de impressos pedagógicos dos professores. Em termos teórico-metodológicos, baseia-se nas noções acerca da escrita da história de Michel de Certeau e da História Cultural de Roger Chartier. No que se refere à História das Disciplinas Escolares, busca-se base nos trabalhos de André Chervel e Dominique Julia. Por fim, pretende-se fornecer reflexões e um maior entendimento em torno da disciplina de Estágio Supervisionado enquanto área de conhecimento..

Alunos envolvidos:  Mestrado acadêmico: (1) .

Situação: Encerrado