Projetos de Pesquisa


Projetos em Andamento


Curadoria de Objetos Digitais do Repositório de História da Educação Matemática

Descrição: As pesquisas sobre educação matemática em perspectiva histórica têm crescido muito nos últimos anos no Brasil. A catalogação de fontes para a História da educação matemática não é uma experiência nova. Diversos materiais foram disponibilizados em mídias eletrônicas ou ainda em livros impressos. Por outro lado, o uso e reuso do conhecimento desenvolvido necessita estar disponível e organizado para viabilizar um desenvolvimento científico e tecnológico articulado e prospectivo. Nesse sentido, o conceito de curadoria digital vem sendo cada vez mais utilizado nas ações que podem agregar valor e manter itens informacionais digitais disponíveis ao longo do tempo para as gerações atuais e futuras de usuários (BEAGRIE, 2006). Este projeto tem como objetivo geral promover melhorias no uso e reuso de informações cientificas do repositório de informações cientificas de História da educação matemática hospedado na UFSC a partir dos conceitos de Curadoria Digital. A gestão ativa dos dados da pesquisa reduz as ameaças ao seu valor de pesquisa de longo prazo e mitiga o risco de obsolescência digital (DIGITAL CURATION CENTRE, 2019). Existem alguns modelos para o gerenciamento do ciclo de vida de objetos digitais, que em sua maioria, enfatizam a importância de considerar as melhores práticas para o arquivamento em todas as etapas do ciclo de vida da gestão da informação. Nesse sentido, o uso de um repositório, com o apoio da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, intenta ser um espaço público de divulgação de fontes digitalizadas dos projetos coletivos, fruto do trabalho dos pesquisadores do GHEMAT ? Brasil – Grupo Associado de Estudos e Pesquisa sobre História da Educação Matemática, em rede, dos diferentes estados brasileiros.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7).

Situação: Em andamento


Os saberes para ensinar e o papel dos experts em Santa Catarina (1960-1980)

Descrição: Este projeto intenta caracterizar a produção de novos saberes no campo pedagógico de atuação de professores que ensinam matemática através dos experts em educação, mais especificamente no Estado de Santa Catarina. Serão mobilizados documentos (programas, livros didáticos, materiais para formação de professores, etc.) do acervo do Instituto Estadual de Educação (IEE), Arquivo Público de Santa Catarina (APESC) , acervos do município de Florianópolis e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assim como em outros locais de guarda. Essas investigações permitirão um mapeamento do cenário de Santa Catarina. a partir de um itinerário educacional da atuação do Professor Pedro José Bosco. Será utilizado uma base teorico-metodológica apoiada nos estudos de Hoffstetter e Schneuwly (saber a ensinar, saber para ensinar, expertise e expert), assim como nos estudos de Burke relacionados a história cultural (história dos saberes). Essa pesquisa se situa na linha de formação do professor. O inventário dos documentos do Professor Pedro José Bosco e suas análises em diálogo com outros contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa que leva em conta as transformações/organizações/sistematizações dos saberes referentes ao ensino/ formação de matemática nos primeiros anos escolares. Questionamentos a serem respondidos: Quais movimentos foram feitos para que ele seja caracterizado como personagem que expandiu o ideário da Matemática Moderna em terras catarinenses? Quais as principais contribuições dentro do ensino de Matemática no Estado de Santa Catarina podem caracterizar sua expertise? E por final: É possível caracterizá-lo como um expert no ensino de Matemática? .

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1).

Situação: Em andamento


A matemática escolar nas Escolas de Aprendizes Artífices e no Liceu Industrial

Descrição: É no contexto posterior a proclamação da República que temos a criação das Escolas de Aprendizes Artífices a partir do Decreto nº 7566 de 23 de setembro de 1909, que representa um marco do ensino profissionalizante na rede federal. Este modelo de educação profissional veio atender ao surgimento de uma nova demanda do sistema produtivo, formando trabalhadores com uma qualificação técnica, e social, oferecendo oportunidade para as crianças, que aos olhos do governo eram vistas como desvalidas de sorte. A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina foi criada em 1º de setembro de 1910, um ano após do Decreto nº 7566 e teve sua sede em um prédio cedido pelo governo. Anos mais tarde, esta escola se intitula Liceu Industrial. Objetiva-se neste projeto analisar a ambiência do ensino de matemática nos cursos da Escola de Aprendizes Artífices e do Liceu Industrial de Santa Catarina a partir do seguinte questionamento: Quais saberes pedagógicos (para ensinar) e saberes matemáticos (a ensinar) estão prescritos na Escola de Aprendizes e Artífices e no Liceu Industrial de Santa Catarina? Motivado a responder estas questões de pesquisa, este projeto maior desdobra-se em subprojetos que privilegiarão diferentes fontes, a saber: A) documentos normativos, os relatórios do serviço de remodelação do ensino profissional, documentos de Consolidação entre outros. Nesses documentos priorizaremos a identificação dos saberes para ensinar, necessários para a construção dos conhecimentos pedagógicos para a prática docente, relacionados a expertise profissional; B) Da mesma forma, serão examinados livros didáticos que circularam pela EAA-SC e Liceu Industrial, onde investigaremos os saberes a ensinar, isto é, conteúdos de aritmética prescritos nos livros e associados as metodologias de ensino subjacentes. Esta pesquisa maior alinha-se ao campo da história da educação matemática, e se fundamentará em aportes teóricos de outros campos no qual a hem se vincula como da História, da História Cultural e História da Educação..

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Situação: Em andamento


Rede de formação e pesquisa em ensino de ciências e matemática: uma cooperação entre UFMA-UFAM-UFSC

Descrição: Esse projeto visa a implantação de uma rede de cooperação acadêmica dentro do País para o fortalecimento de três programas de pós-graduação que versam para a área de Ensino de Ciências e Matemática, que estão interessados em trabalhar vocações e potenciais locais para a referida área. Os programas de pós-graduação em questão são dois em Ensino de Ciências e Matemática situados respectivamente na Universidade Federal do Maranhão (Campus de São Luís) e Universidade Federal do Amazonas (Campus de Manaus) – Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PECEM e o PPGECIM -, ambos avaliados pela CAPES com nota três, juntamente com o terceiro, o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT, situado na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis), avaliado pela Capes com nota seis. A parceria prevista visa a expansão das atividades de formação de recursos humanos e de pesquisa relativa ao ensino de ciências e matemática, valorizando a qualidade das produções de pesquisa e as necessidades locais na Região Norte e no Maranhão. A colaboração do PPGECT direciona-se na perspectiva de expandir suas expertises para a regiões norte e nordeste, por meio da incrementação da mobilidade intra e inter-regional buscando o fortalecimento e consolidação equilibrada da pós-graduação, fortalecendo e avançando a pesquisa científica conjunta. Nesse contexto, as ações previstos na execução desse projeto são: integração em projetos de pesquisa; promoção de seminários e workshops; criação de novas linhas de pesquisa; publicação conjunta de livros e de artigos em periódicos; criação de materiais complementares adequados à educação básica; participação em trabalhos de mestrando, doutorando e pós-doutorado; contribuições na formação de recursos humanos; missões de estudo pós-doutoral; missões de estudo para colaboração em pesquisa de discentes do mestrado, de doutorado e participação em cursos de verão. Todas as atividades serão realizadas com propósito de garantir a continuidade da rede de cooperação entre as instituições mesmo após o prazo oficial estabelecido para conclusão deste projeto.Programa/Edital: Procad Amazônia – Edital no 21/2018. Nr. Processo – Aux 1758/2018.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (22) Doutorado: (6).

Situação: Em andamento


Projetos Encerrados


A aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em documentos escolares

Descrição: O Movimento da Matemática Moderna apresentou orientações e determinações específicas para o ensino desta disciplina, como a iniciação do ensino dos números por meio das noções de conjunto e diagramas de Venn, entre outras. Essas orientações estão presentes nos discursos defendidos por intelectuais da época e também nos manuais didáticos. Mas, como estas ideias estiveram, ou não, presentes no ambiente escolar? Esta é a questão que fundamenta este projeto de pesquisa, que visa construir tal entendimento a partir da análise de documentos escolares como cadernos de professores e alunos, planos de aula, provas, e registros escolares de diferentes tipos. Assim, o projeto envolve a busca de tais documentos e sua análise considerando sua relação com as propostas do Movimento da Matemática Moderna.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2).

Situação: Encerrado


Mobilização de saberes para ensinar matemática: análise de livros de Didática Geral e Didática da Matemática (1950-1980)

Descrição: Em meados de século XX a formação de professores para os primeiros anos escolares ofertada pelas escolas normais privilegiava o pensamento pedagógico escolanovista que sistematizado em manuais pedagógicos da coleção ?Atualidades Pedagógicas?, de grande circulação na época e que, dentre outros, publicava livros de Didática e Metodologias de Ensino. Estas obras tiveram grande repercussão na formação de normalistas mas a partir da década de 1960 foram incorporando saberes para ensinar matemática advindos do Movimento da Matemática Moderna. Com o intuito de examinar processos e dimensões de saberes para ensinar matemática, veiculados nas referidas obras, este projeto intenta analisar manuais de Didática Geral e Didática da Matemática, do período, pressupondo que os saberes didáticos, geral e específico, dispensados às normalistas expressavam descontinuidade da base teórico-metodológica para ensinar matemática nos primeiros anos escolares.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2).

Situação: Encerrado


A circulação de estilo de pensamento dos Grupos de pesquisa de história da educação matemática

Descrição: A partir dos estudos da epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) serão mobilizados conceitos como, por exemplo, as genealogias de grupo, os estilos, círculos e coletivos de pensamento. Pretende-se responder como se formam os processos de criação, solidificação e ampliação dos Grupos de pesquisa de História da educação matemática, a luz da epistemologia de Fleck. Os grupos de pesquisa se constituem como uma rede de pesquisadores onde circulam diferentes estilos de pensamento, intracoletivos e intercoletivos. Busca-se identificar a sociogênese dos Grupos de pesquisa em História da educação matemática, analisar os estilos de pensamento dos Grupos de pesquisa, identificando os círculos esotéricos e exotéricos de pensamento em cada Grupo. A metodologia da pesquisa é de carater qualitativo, instrumentalizada pela análise documental, tendo como principais bases de dados o Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, e as produções dos Grupos de pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Situação: Encerrado


Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos 1930-1960 no Brasil

Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo compreender quais as diferentes abordagens dos jogos para o ensino de aritmética nos manuais didáticos, no período de 1930 a 1960 no Brasil. Toma-se neste projeto a ambiência da chamada cultura escolar (VIÑAO FRAGO, 2007; JULIA, 2001) privilegiando os manuais pedagógicos como fonte de pesquisa apoiados nos estudos de Choppin (2002; 2004) além dos demais aportes da história cultural e da própria história da educação matemática. A priori toma-se como referência as categorizações de Albuquerque (1958) – fixação, motivação e recreação – como pano de fundo para início das análises.

Alunos envolvidos: Mestrado (1)

Situação: Encerrado


A matemática na formação do professor primário nos Institutos de Educação de Santa Catarina na década de 1930

Descrição: Os Institutos de Educação tornam-se modelos que provocam mudanças significativas na formação do professor primário realizada até então nas Escolas Normais, no período conhecido como Reforma Trindade, no estado de Santa Catarina. Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se configuram os saberes a ensinar e para ensinar matemática prescritos nos programas dos cursos de formação de professores primários nesses institutos, analisando-se os documentos oficiais da década de 1930. Para a discussão sobre a formação de professores primários, os saberes específicos para a profissão de ensinar e suas diferentes análises a respeito da organização desses saberes, tomaremos os estudos internacionais de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly que vem juntamente com o grupo de estudos ERHISE – Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação, da Universidade de Genebra, analisando a emergência das ciências da educação na Suíça, questionando notadamente sua relação com a formação de professores.

Alunos envolvidos: Mestrado: (1)

Situação: Encerrado


Dos exercícios práticos de ensino aos estágios supervisionados: os saberes para ensinar matemática: 1870-1970

Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar como o Estágio Supervisionado de Matemática se constituiu no estado de Santa Catarina a partir da implantação da Escola Normal até os anos de 1970, quando se extingue o modelo dos grupos escolares. O material de análise é constituído por fontes documentais, tais como leis, decretos, normas, reformas educacionais e programas de ensino, além de impressos pedagógicos dos professores. Em termos teórico-metodológicos, baseia-se nas noções acerca da escrita da história de Michel de Certeau e da História Cultural de Roger Chartier. No que se refere à História das Disciplinas Escolares, busca-se base nos trabalhos de André Chervel e Dominique Julia. Por fim, pretende-se fornecer reflexões e um maior entendimento em torno da disciplina de Estágio Supervisionado enquanto área de conhecimento..

Alunos envolvidos:  Mestrado acadêmico: (1).

Situação: Encerrado


A matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e a França

Descrição: A investigação é realizada a partir de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB. No Brasil, reunindo um conjunto de universidades e na França, incluindo a Université de Paris SUD e a Université de Limoges. A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos. De outra parte, se a escola primária francesa escolariza a quase totalidade das crianças, desde os anos 1880, tal não é caso do Brasil onde, verdadeiramente, só na segunda metade do século XX a escola primária transforma-se numa escola de massas. Mencione-se, de outra feita, que neste país, em tempo anterior à Lei Orgânica do Ensino Primário (1946), cada estado geria a sua própria escola primária. E, nesse contexto, destaque-se o papel de São Paulo como pioneiro na difusão de um modelo para escola primária através da criação dos Grupos Escolares (1893). Ancorado sobre um trabalho coletivo de comparação e de confrontação de contextos e especificidades nacionais, a pesquisa será desenvolvida seguindo-se três grandes eixos: 1- A recepção e as táticas de apropriação das prescrições oficiais pelos professores; 2- A influência da Escola Nova sobre o ensino de matemática; 3- A formação de professores para o ensino primário.

Alunos envolvidos:  Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (8).

Situação: Encerrado


A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970

Descrição: Este projeto reúne pesquisadores doutores de dez estados brasileiros com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo ?grupo escolar? até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos. Este projeto nutre-se de experiência anterior obtida com o desenvolvimento de estudos histórico-comparativos entre Brasil e Portugal e apoio da CAPES e do GRICES (2006-2010), e busca consolidar uma rede nacional de pesquisadores interessados na produção de uma história glocal da educação matemática. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o modelo ?grupo escolar?, difundido a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?.

Situação: Encerrado


História das metodologias de ensino de matemática nas escolas primárias de Santa Catarina, lidas nos documentos oficiais e nos livros didáticos de aritmética, 1911-1970

Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar historicamente as metodologias de ensino de matemática no ensino primário em Santa Catarina. O período considerado relaciona-se com a implantação dos Grupos Escolares em Santa Catarina, em 1911, e sua posterior extinção na década de setenta do século passado. A pesquisa privilegia fontes documentais como livros didáticos, legislação de ensino, papéis contidos nos arquivos escolares e materiais produzidos por cotidianos passados como: cadernos de alunos, provas e exames, relatórios de inspeção, dentre outros. Considera-se como referencial teórico-metodológico os aportes da história cultural, da história das disciplinas escolares e os estudos sobre cultura escolar..

Alunos envolvidos: Graduação: (3).

Situação: Encerrado